Quem pode ser Conselheiro Tutelar?

Quem pode exercer o cargo de Conselheiro Tutelar?

Após abordar sobre as aptidões, características, legislação e competências do Conselheiro Tutelar, descobriremos agora quem pode exercer esta importante profissão dentro da conjuntura nacional. Afinal, são estes cidadãos os responsáveis por defender os direitos dos jovens do nosso país, os quais muitas vezes não têm a mínima condição de saber estes direitos para lutar pela garantia dos mesmos.

Para fazer parte desta classe, o interessado, antes de preencher qualquer pré requisito legal, deverá conter muita disposição para lidar com pessoas das classes menos favorecidas e, em decorrência disso, se deparar com os problemas encontrados principalmente (mas não estritamente) neste ambiente. Além disso, o indivíduo deverá estar preparado para:

  • 1º -> Estar aberto para receber informações novas. Há que se ter paciência para conseguir ouvir as pessoas que podem influenciar na solução caso.
  • 2º -> Compreender o que foi dito pelos sujeitos envolvidos no caso, fazer associações e buscar as melhores saídas possíveis para os problemas.
  • 3º -> Estudar constantemente, haja vista que alguns conceitos neste meio mudam constantemente.
  • 4º -> Acompanhar e encaminhar os casos.

Agora vamos aos quesitos de acordo com a lei. Um profissional desta área deve possuir:

  • 1º -> Idoneidade Moral perante a sociedade.
  • 2º -> Idade superior a 21 anos.
  • 3º -> Residência na própria cidade em que atua.
  • 4º -> Cumprimento dos pré requisitos estipulados pelo município. Geralmente referém-se à escolaridade mínima, onde geralmente é cobrado, no mínimo, o ensino medio completo e/ou certificado de aprovação em curso de aptidão para ser Conselheiro Tutelar.
This entry was posted in Nenhuma and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

25 Responses to Quem pode ser Conselheiro Tutelar?

  1. alex sandro ricardo reis gomes says:

    ja trabalhei na secretaria do menor, gostaria de novamente estar atuando,pois estou sempre acompanhando as crianças e adolescentes ,no seus desenvolvimentos, espero ter uma outra nova oportunidade e desenvolver um bom trabalho, as crianças e adolescentes são o futuro do nosso brasil…..

  2. boa tarde
    sou ministro do evangelho pastor e tenho um grande interesse de
    de trabalhar no cargo de conselheiro para poder de alguma forma
    ajudar as criancas e tambem as familias atraves do aconselhamento

  3. Angela Silva Velez says:

    Sou Pedagoga e adoro trabalhar com crianças e poder contribuir na educação das mesma; trabalhar com a mesma e junto com a familia conseguir um mundo melhor com educação pra todos !!!!!! Se os governantes investissem em educação teriamos um mundo melhor!!!

  4. Shirley Pontes da Silva Campos says:

    Eu gostaria de saber qual é o
    grau de escolaridade que as pessoas
    tem que ter para ser Conselheira para
    trabalhar no Conselho Tutelar
    ou a Assistente Social em um hospital
    eu guardarei uma resposta
    muito obrigada
    bjs

  5. andre luis says:

    sou prof. de mecanica e adm.palestras para pss que nao poden pagar um treinamento e quero saber o procedimento para ser deste grupo, meu sonho e q. qdo eu tiver cond. de se maontar uma oficina adm. cursos gratuito a criancas de baixa renda para que ela possao ter uma prof. e sair das ruas

  6. lucilena dos santos says:

    boa tarde sou uma jovem que tem 21anos
    e sou doida pra ser uma conseheira tutelar
    eu gosto muito de crianças e adolecente
    e gostaria muito mim em volver,
    ajudar,As familia as crianças e adolecentes
    e conseguir um mundo melhor.

  7. boa noite sou uma jovem que tem 19 anos
    eu gosto muito de crianças e adolecente
    e gostaria muito de mim em volver,
    ajudar, As familia as crianças e adolecentes
    e queria tbm de ajudar a minha familia, eu tenho
    uma irmã de 32 anos e ela éh usuario de droga e tem uma filha
    de 6 anos que não estuda, ela usa droga na frente da minha subrinha ,
    ela não sabe escrever não sabe, ela não respeita as pessoas e a mãe acha bonito oq ela faz, ela não dar carinho pra minha subrinha , ela sai pra balada e deixa ela joga sem comer sem tomar banho e só chega no dia seginte de manha, e eu quero muito poder conseheira tutelar, quero ajudar as crianças e adolecente, quero poder ajudar a eles a mudar o mundo . ogrigada

  8. priscila says:

    O que devo fazer para trabalhar no conselho tutelar?

    • Juliana Lopes dos Santos says:

      Tenho 20 anos (Completo 21 em fev/2012), faço faculdade de Psicologia e amo a possibilidade de trabalhar com crianças e jovens que precisam de mais atenção nesse mundo em que só ligamos para coisas banais. Gostaria muito de fazer parte desse time de pessoas solidárias e que querem apenas ver essas crianças e jovens felizes e com saúde!

    • selmo pereira lopes mendes says:

      sou conselheiro tutelar e admiro muito o meu trabalho,pois tenho certeza de que ja tenho algum serviço prestado em favor das crianças e adolescente do meu município,”gosto muito do que faço”mais gostaria que nossos governantes desse um pouco mais de atençao para nosso trabalho visto que,a maioria dos conselhos tutelares sao bastante desistriturados e os menbros do conselho tutelar sao poucos remunerados com salarios minimos “o que acho muito pouco para tanta responsabilidade” mais mesmo assim sou feliz com meu trabalho,pois adoro trabalhar com crianças e fico muito feliz tambem quando mesmo diante das dificuldades encontradas podemos fazer algu por uma criança para deixa-la feliz, isso deixa a gente feliz também…abraços….”selmo de aparecida do rio negro -To”

  9. Claudio Antonio says:

    Um dos requisitos do edital para candidatar-se ao Conselho Tutelar, é experiencia minima de dois anos de trabalho com criança/adolescente, como se isso fosse o suficiente para a pessoa estar apta a trabalhar nesta área, ocorre que pelo que se vê nos quadros de Conselhos por ai afora, tem muitos Conselheiros que podem até terem este requisito mas infelizmete tem faltado o principal que é o compromisso e amor ao próximo, no entanto sobram descaso e negligencia daqueles que deveriam zelar mas com sua prática acabam violando mais o direito daqueles que deveriam defender.
    Portanto o requisito principal na minha opinião para ser um bom Conselheiro Tutelar seria um curriculo de trabalho voluntário principalmente na comunidade independente de ser com criança/adolescente pois quem faz um trabalho com amor independente da faixa etária daqueles que se beneficiam deste trabalho, com certeza seram bons Conselheiros.

  10. Jailma Dantas says:

    Shirley Pontes da Silva Campos respondendo sua pergunta realizada em June 9, 2011 at 12:19 am, para ser Conselheiro Tutelar deve ter preferencialmente Ensino Médio completo, isso poderá ser definida na Lei Municipal, já que deverá o candidato ser maior de 21 anos, qto a Assistente Social do Hospitalar com certeza só poderá exercer o Serviço Social hospitalar se tiver o CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, caso a pessoa diga atue sem ter este Curso não será Assistente Social e tará cometendo o exercicio ilegal da profissão, ah tem que está também registrada no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS. Espero ter ajudado-a.

  11. Jaqueline de lara rosa santos says:

    Gostaria de saber como faço para adotar uma criança.tenho 2 meninos e sou doida por uma menina mas nao posso engravidar.

  12. MARIA DILMA FERREIRA DA COSTA says:

    Gostaria de ser candidata a conselheira tutelar , por ter sempre contato com gente ,sou Pedagoga e diálogo é o que mais faço na minha comunidade assim fico atenta a todas as situações e podendo ajudar melhor. Tenho experiência por ser Assistente de Unidade de Saude da SMS, só há dez anos fora coordenação de Escola a qual gosto de fazer, creio eu que possa ser bastante útil minha própria comunidade,faço parte da associação de bairro, tenho curso SUPERA, formada em terapias complementares(alternativas).

  13. Marcio Renato Bullessich says:

    Quais os requesitos para ser candidato e conselheiro tutelar?

  14. emerson says:

    olá sou do conselho adoro crianças gosto de tratar não machu – calas tenho um carinho por elas gostaria de ajuda las com esse processo ( conselho tutelar ) muito o brigada pela ajuda destas crianças o tio vai taah sempre cuidando vocês !

  15. Elizabete Calil says:

    Gostaria de ter informações, pra trabalhar para conselho Tutelar, sou Assistente
    Social..obrigada..Elizabete

  16. hellias says:

    Sou estudante de direito e estou no quatro semestre, tenho muitas informações educativa de proteção para vocês do conselho tutelar ,porém, quero e preciso desenvolver estas atividades com vocês .Não aceito as injustiças que as nossas crianças e adolescentes vem passando neste Brasil , desde já, quero fazer parte desta luta com vocês .
    Gostaria de saber como faço para me escrever no conselho tutelar.

  17. Elisabete de souza says:

    ser conselheiro tutelar não é tão simples como pareçe. apos precisar deste tipo de proficional os 46 anos descobri qual minha vocação. Infelizmente a lei mudou muito e nos ultimos tempos mudaram muito a autonomia do conselheiro;ando lendo muito sobre o assunto e estou no momento procurando a oportunidade para me envolver melhor na area sendo assim estou em busca de trabalho voluntário e cursos de conselheiro tutelar;moro na cidade de americana e se alguem puder me indicar um bom lugar para um curso eu agradesço e se alguma instituição precisar de serviço voluntario na area me coloco a disposição neste momento.para ser um bom conselheiro eu acredito que deva se preparar muito pois é um trabalho muito mais serio do que possa pareçer;sem boa vontade nada se resolve;não adianta levar um caso até um promotor e não insistir com ele, para conseguir ajudar as pessoas precisa muito mais que conheçer o estatuto e as leis ,precisa mais de persistencia e boa vontade.tudo de bom a todos .

  18. josy says:

    gostaria de saber como faço pra me candidatar para o conselho na minha cidade !!!tenho esperiencia com crianças sou professora voluntaria da escola Biblica na minha igreja a 9 anos converso muito com os adolecentes acho q eles me entende bem !!!

  19. JOAO BARBOSA DA SILVA says:

    BOM DIA A TODOS, SER CONSELHEIRO NÃO É APENAS GOSTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É SABER ZELAR POR DIREITOS E PARA ISSO DEVE ESTUDAR MUITO OS COMENTARIOS DO ECA, LER SOBRE AS REDES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ENTENDER A LEI DE ASSISTENCIA SOCIAL, TER MUITA PACIENCIA, TER DICERNIMENTO DO CERTO E ERRADO. É UMA PROFISSÃO MUITO IMPORTANTE.

  20. BOM DIA A TODOS, SER CONSELHEIRO NÃO É APENAS GOSTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É SABER ZELAR POR DIREITOS E PARA ISSO DEVE ESTUDAR MUITO OS COMENTARIOS DO ECA, LER SOBRE AS REDES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ENTENDER A LEI DE ASSISTENCIA SOCIAL, TER MUITA PACIENCIA, TER DICERNIMENTO DO CERTO E ERRADO. É UMA PROFISSÃO MUITO IMPORTANTE.

  21. eu sou uma pessoa muito humana, gosto de lutar por interesses mutuos como na defesa dos direitos, de toda a criança dando mais atençao a cada caso.

  22. Marcos says:

    Eu sabia que havia algo errado quanto aos requesitos para ser “Conselheiro Tutelar”. Por eleição e não por COMPETÊNCIA????? Cargo subpolítico?Ensino médio basta?Estão de brincadeira mesmo neste País.
    Saibam que há um grande risco em se colocar pessoas sem o devido preparo no cargo em questão e explico:
    A clássica que vale é “lidar com pessoas de níveis inferiores na teoria” mas na prática , não é assim , há casos em que o próprio Conselho é usado de má fé por interesses obscuros e fraudulentos e vou citar um caso em que há briga de guarda entre os Pais. Eu vi um caso em que tentaram usar a representação de um Conselho para forjar uma situação que não existiu mas que graças a falta de COMPETÊNCIA de duas conselheiras acabou sendo potencializado erroneamente justamente por falta de ‘TÉCNICA” na entrevista com a criança, e o mais absurdo é a total inversão na transcrição de texto do relato da entrevista. “”"PATÉTICO” foi o relatório totalmente invertido feito por uma INCOMPETENTE no cargo eleita e não por mérito, sem dizer que “SE ACHAM JUÍZES” e que em muitos casos , a maioria não conhece o ECA e não conseguem administrar nem seus próprios filhos mas se acham perante os outros “ENTENDIDOS” na arte de educar e criar filhos.
    Requisito mínimo para ser Conselheiro Tutelar > Formação em Psicologia , por mérito em concurso ( legislação pertinente) e após , passar em teste psicotécnico ede aptidão. Outra situação que vou citar aqui foi a resposta de outra “”"CONSELHEIRA” : Situação de risco , abandono da criança de 5 anos dentro de uma casa 1 hora da manhã , a resposta da tal “”"Eleita p/ o cargo “”" – Eu não vou lá entrar na residência e queimar a cara !!!!!!…rsss. Esta , jamais passou perto do artigo 5 ° da constituição e ocupava um cargo de suma importãncia como este .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>