As Redes Sociais e a Educação

As Redes Sociais e a Educação parecem não combinar, mas nem sempre é assim. Em meio a um ambiente tão tecnológico fica mesmo complicado chamar a atenção dos alunos em sala de aula somente com lousa, giz e muito ditado. Mas, algumas pessoas acabam fazendo com que as redes sociais sejam uma excelente ferramenta de uso na educação dentro da sala de aula e fora dela também, com dinâmicas envolventes que ajudam os professores e os alunos a terem um contato mais próximo.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

As Redes Sociais e a Educação: entenda

As Redes Sociais e a Educação podem caminhar lado a lado, como aliadas, e deixarem de ser vistas como inimigas. Quem usa as redes sociais em seu dia a dia sabe muito bem como funciona essa dinâmica entre ambas e como isso pode ajudar muito na educação. Porém, os professores mais antigos, que muitas vezes não tem intimidade com as redes sociais acha isso uma perca de tempo e não aprenderam ainda a explorar o seu uso.

Treinamento para educadores

Com a tecnologia em franco crescimento as pessoas precisam se adaptar rapidamente a mudança de cenário. Porém, falta capacitação profissional na área da educação para uso dessas redes sociais. As pessoas podem simplesmente ignorar que a rede social existe e que cada vez mais se tornou uma ferramenta de trabalho, mas não pode ignorar o seu uso no dia a dia como ferramenta que vai além da escola. Um treinamento ajudaria muito nessa mudança de visão dos profissionais da educação com relação as redes sociais e a sua aproximação com o aluno.

Facebook ajuda a divulgar projetos escolares

Uma página oficial do Facebook da escola pode ajudar a divulgar os projetos realizados internamente e emitir para a comunidade a importância de cada parceria fechada. Dessa forma, a escola passa a ser um ponto de encontro da comunidade e você começa a ajudar no desenvolvimento educacional de todos.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Aulas com interatividade

O professor não precisa ter uma mega estrutura tecnológica na escola para fazer algo interativo. Muitas escolas não têm condições básicas para sobreviver, quem dirá um computador na sala. Porém, ficar antenado no que é assunto nas redes sociais vai ajudar muito as pessoas a terem mais sucesso como educadores. Trazer o debate para a sala de aula e usar o tema na introdução da matéria ajuda muito nesse momento em que somos receptores e emissores da informação.

Aprendendo com as redes socais de modo confiável

Nem tudo o que está nas redes sociais é verdadeiro, por isso, as pessoas precisam entender como fazer uso das redes sociais de modo responsável. Isso pode ser debatido em sala de aula e introduzido na rotina da sala. Saber definir o que pode ser aproveitados e transportado das redes sociais para a sala de aula deve fazer parte da rotina do educador, que precisa achar sempre uma forma de ensinar e misturar o atual com a metodologia de ensino arcaica que muitos utilizam.

As redes sociais sempre te ajuda a ficar em dia com a interatividade, mesmo sendo uma ferramenta que deva ser usada com cautela e discrição. Estude mecanismos de uso das redes sociais dentro da dala de aula, e use a internet para mostrar como cada conteúdo gerado em sala pode ser exposto nas redes sociais com muita qualidade e ajudando na educação dos alunos das escolas brasileiras, que sempre precisam de um auxilio que vai além das quatro pareces do recinto escolar.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

 

Comente (será moderado)